TCU estuda confiscar leitos de hospitais militares

Tribunal vê possibilidade de punir governantes que fecharam hospitais de campanha

O Tribunal de Contas da União (TCU) estuda confiscar leitos de hospitais militares e punir governantes que fecharam hospitais de campanha. Os ministros pediram às Forças Armadas e aos Ministérios da Saúde e da Defesa um inventário de todos os leitos disponíveis e querem que ao menos 50% seja reservado para o SUS durante a pandemia. As autoridades terão dez dias para informar a taxa de ocupação dos leitos nos últimos 24 meses para que seja possível avaliar um ano em situação normal. O TCU também abriu um processo de fiscalização para apurar quem deu ordens para desmontar os hospitais de campanha e que critérios nortearam as decisões em diversas cidades do país.